Blog

Como uma mesa organizada impacta sua produtividade capa

Como uma mesa organizada impacta sua produtividade

Vamos começar com um exercício rápido: observe sua mesa de trabalho durante alguns segundos. Analise tudo o que está em cima dela, se os materiais que você precisa estão por perto; se ela tem apenas o essencial para sua rotina ou se está lotada de coisas que não precisa; se está limpa, convidativa… Observou?

Se ela não está tão organizada quanto gostaria, se você não encontra o que realmente necessita e se o tempo gasto para arrumar a pilha de papel, que não para de crescer, for maior do que o tempo que você levaria ao executar uma tarefa simples, é… Está na hora de dar uma atenção para sua mesa.

Segundo Natalie Morey, diretora de organização da empresa The Lifestylers Group, um ambiente de trabalho limpo e racional é importante para quem deseja ser produtivo. Logo, se você estava com preguiça de arrumar a mesa, está aí um ótimo motivo: uma bancada organizada beneficiará a sua produtividade.

E como queremos que você cumpra seus objetivos e trabalhe bem, listamos X dicas rápidas para você deixar a mesa do trabalho em ordem e realizar suas tarefas com mais rapidez e atenção.

// Use a tecnologia a seu favor

Digitalizar ou fotografar os documentos que chegam até você é uma boa forma de arquivá-los e evitar o acúmulo de papéis. E se alguns não puderem ser digitalizados, o certo é organizá-los em pastas etiquetadas por temas.

O ideal é que contratos, recibos e prestações de contas sejam guardados por pelo menos sete anos, logo, usar caixas organizadoras e guardá-las em algum armário ou prateleira pode ser uma boa opção, já que esses papéis não precisam ser acessados sempre – e não precisam ficar em cima de sua mesa.

// Prateleiras como aliadas

Você tem muitas agendas em cima da mesa? Livros? Materiais que não são utilizados com frequência, mas que devem ser mantidos? Invista em prateleiras. Elas são boas para evitar o acúmulo de coisas na mesa de trabalho e, claro, para deixar tudo em ordem.

// Limpe o porta-canetas

Todas as canetas e marcadores estão funcionando? Os lápis têm pontas? A borracha ainda está boa para ser utilizada? Dar uma limpada no porta-canetas também pode facilitar sua rotina. Deixe as que você realmente usa, organize os clipes e os blocos autoadesivos. Quando você for utilizá-los não correrá o risco de pegar uma caneta que não funciona, por exemplo…

// Dê uma atenção para as gavetas

Assim como as prateleiras, gavetas são ótimas para auxiliar na organização do ambiente de trabalho. Você pode guardar arquivos que não utiliza com frequência, materiais pessoais (um necessaire com produtos de higiene pessoal, por exemplo) e, também, snacks para quando a fome bater. ;)

// Não tenha medo de decorar sua mesa

Já foi comprovado que plantas e objetos pessoais podem melhorar a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho. Logo, não tenha medo de deixar sua “marca”. Um porta-retrato com a foto da família ou da última viagem que fez, alguma miniatura de um personagem que você gosta… Quer ter mais motivação para conquistar seus objetivos: fotos inspiradoras de lugares que deseja conhecer também são uma boa ideia, já que lhe ajudarão a lembrar da razão de você trabalhar tão duro.

// Organização em 1 minuto

Ao fim do expediente, faça uma arrumação rápida em sua mesa. Essas limpezas diárias ajudarão a manter a organização. Fora que, chegar no outro dia e ver tudo no lugar lhe deixará mais motivado para começar um novo dia.

Fonte: Locaweb

COMENTAR